Instituição

  • Historial
  • Princípios de Acção
  • Órgãos Sociais
  • Organograma
  • Documentos Institucionais

A 15 de Setembro de 1945, o Ministério do Interior, pelo Subsecretário de Estado da Assistência, concedeu autorização provisória de funcionamento da Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa, estabelecendo o prazo de um ano para a revisão dos Estatutos, que viriam a ser aprovados a 27 de Outubro seguinte, pelo Governo Civil do Porto. Foi instituída com base na disposição testamentária do Padre António Moreira de Meireles (1840-1898), residente na Casa da Igreja, Pároco e Presidente da Junta de Sobrosa por diversas vezes. 

No seu testamento, redigido a 13 de Dezembro de 1877, pode ler-se: 

Quero que as propriedades de que ainda não dispuz se não do seu usufructo e salvo este, sejam no fim dos usufructos aqui dispostos applicados à instituição de um azilo, na Casa da Egreja, para nelle serem recolhidos, sustentados e tratados os pobres da freguesia de Sobroza que por suas idades ou molestias não poderem trabalhar. A administração deste azilo ficara a cargo da Junta de Parochia.

Após o falecimento da última usufrutuária dos bens do Padre António, em 1944, a Junta de Freguesia de Sobrosa constituiu uma Fundação, com o património das Quintas da Igreja e das Lages, em Sobrosa, e da Quinta de Vila Nova, em Ferreira (Paços de Ferreira). Conforme determinado pelo doador, em 1945 entra em funcionamento o então denominado “Asilo”, nas instalações da Casa da Igreja. A Direcção da Fundação era composta pelos membros da Junta da Freguesia. 

Com a criação da figura jurídica das IPSS, a Obra é dotada de novos Estatutos em 1983, com alterações introduzidas em 2004, por forma a acomodar as novas respostas sociais. Na sequência da entrada em vigor da Lei-Quadro das Fundações e do novo Estatuto das IPSS, a Obra adoptou em 2017 os actuais Estatutos, dotados de maior autonomia. 

A Obra dispõe de respostas sociais de apoio à pessoa idosa (ERPI, Centro de Dia e SAD), à infância (duas Creches, CATL e AAAF), e à pessoa com deficiência (Lar Residencial e CACI). Também disponibiliza serviços de Habitação Social, Formação e Estudos e Refeições Escolares, além de várias parcerias com variadas entidades oficiais e da sociedade civil.


Missão:

Promover e apoiar os grupos mais vulneráveis da freguesia, prestando um serviço qualificado e diversificado de referência.

Visão:

A Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa tem definido como eixo orientador apresentação de serviços de qualidade a toda a população, promovendo a melhoria contínua e o alargamento dos serviços prestados à comunidade.

Objectivos:

Ser reconhecida como uma IPSS de referência, baseada no trabalho de equipa e numa gestão sustentável; alargar a área de intervenção da Instituição a clientes de outras proveniências; alargar o âmbito de intervenção mediante as necessidades sentidas pelos clientes; ser uma Instituição de referência no núcleo das IPSS com intervenção congénere.

Valores:

Lealdade - capacidade de se manter fiel à missão, princípios e valores da instituição, mesmo perante a adversidade.

Atitude Empreendedora e Positiva - capacidade real de trabalho, planeando, prevendo e antecipando todas as variáveis e cenários, minimizando deste modo quaisquer impactos negativos e atuando, ainda, com perseverança no intuito de encontrar soluções para os problemas com os quais nos deparamos diariamente, mesmo os mais difíceis.

Espírito de Equipa e de Missão - partilha de conhecimento e de experiências orientadas para as finalidades comuns e interagindo com os restantes elementos do grupo de modo a garantir que todos alcancem o sucesso. O sentido de responsabilidade individual e o espirito de solidariedade complementar são fulcrais para atingir os objetivos da instituição.

Disponibilidade - abertura, polivalência e flexibilidade mental e temporal de todos os membros da equipa.

Sintonia com os Utentes - ter a capacidade de se colocar no lugar do utente, perspectivando as suas necessidades explícitas e implícitas, sendo capaz de manter uma gestão da proximidade real e efectiva.

Conselho de Administração

Presidente: Cristiano marques da costa

Vogal: joana sofia gomes ferreira da silva

Vogal: ana rita gomes pereira


DIRECÇÃO

PRESIDENTE: CARLOS JOSÉ DE BESSA SANTOS

SECRETÁRIA: SUSANA CRISTINA MOREIRA DOS SANTOS

TESOUREIRA: LILIANA SALOMÉ NETO DE BARROS


Conselho Fiscal

Presidente: joão pedro torres fernandes

Vogal: fernando jorge mendonça da silva

VOGAL: manuela maria barbosa ferreira


Início do mandato a 27/10/2022, com a duração de 5 anos.

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais